Pavilhão de Portugal despede-se da Expo 2020 Dubai
Após 182 dias de inovação, cultura e networking, a Expo 2020 Dubai encerra hoje. O Pavilhão de Portugal despede-se com mais de 800 mil visitantes naquela que foi a primeira exposição mundial no Médio Oriente e o maior encontro global desde o início da pandemia.
Sob o mote “Portugal, um mundo num país”, o Pavilhão de Portugal gravou na memória dos seus visitantes a imagem de um país diverso e inclusivo, que conjuga a sua história secular com uma visão de futuro, e que se destaca pela sua oferta única no mundo: dos destinos turísticos à cultura, da ciência ao empreendedorismo, da inovação à gastronomia.
Ao longo dos seis meses da Expo, não faltou diversidade artística na agenda do Pavilhão: da presença incontornável do Fado e da Guitarra Portuguesa ao Cante Alentejano, passando por obras de Joana Vasconcelos, às atuações de grupos tradicionais como os Pauliteiros de Miranda e os Caretos de Podence.
Além da componente cultural, o Pavilhão dinamizou dezenas de iniciativas económicas, que demonstraram todo o potencial do país enquanto destino de investimento, bem como a inovação das empresas portuguesas e a qualidade dos seus produtos e serviços. Em destaque estiveram diversos setores considerados estratégicos para a região do Médio Oriente, entre eles: Tecnologias de Informação, Construção, Casa e Design, Moda e Joalharia, Agroalimentar, Turismo, Energia e Ambiente, Saúde e Bem-Estar e Indústrias Culturais e Criativas.
A esta programação juntou-se a presença de várias regiões e municípios de Norte a Sul do país, do Continente às Ilhas, que em articulação com associações e entidades empresariais, promoveram a diversidade do território português e o que de melhor se faz no país.
“O balanço global da participação portuguesa é muito positivo. Portugal vincou a sua presença nesta exposição com um Pavilhão que suscitou muito interesse e procura, e isso refletiu-se no número de visitantes, que superou todas as expectativas. De realçar também os muitos contactos institucionais e económicos estabelecidos ao longo destes seis meses, que demonstram o interesse por Portugal e a vontade de empresas portuguesas em fazer negócios nesta região do globo com elevado potencial”, afirma o Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai e Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques. E reforça: “Acreditamos que esta participação foi um sucesso e trará um mundo de oportunidades para o País, incrementando muito significativamente a notoriedade de Portugal nos Emirados e em toda a região”.
Para a Vice-Comissária de Portugal para a Expo, Francisca Guedes de Oliveira, “O Dia de Portugal foi, sem dúvida, o auge da participação portuguesa nesta Expo. Além de um seminário económico para investidores, no qual divulgámos novos projetos inovadores e o estado competitivo da economia, o Dia de Portugal teve uma componente cultural muito forte. Aproveitámos para dinamizar ao máximo a presença da diáspora portuguesa nos Emirados Árabes Unidos e levar Portugal àqueles que estão longe”.
Em homenagem ao legado português no Mundo, assinalaram-se ainda momentos especiais como o Festival da Lusofonia – uma celebração da língua portuguesa com várias atuações artísticas de Portugal e da comunidade lusófona – e a comemoração dos 500 anos da Viagem de Circum-Navegação iniciada por Fernão de Magalhães, com a inauguração de uma escultura de arte urbana do artista Bordallo II, os “Pinguins de Magalhães”.
Outro dos sucessos da participação portuguesa foi o restaurante do Pavilhão, Al-Lusitano, que mostrou ser uma verdadeira montra da gastronomia portuguesa e se tornou uma referência habitual nas listas de melhores restaurantes da Exposição.
Já a loja do Pavilhão, Portugal Concept Store, plantou a semente da Marca Portugal no Médio Oriente, promovendo uma oferta exclusiva e sofisticada de produtos nacionais de 40 marcas portuguesas, escolhidas por uma curadoria independente, que representaram 170 produtos dos mais variados setores, desde a Gastronomia à Moda, Casa & Decoração, Cuidado Pessoal, Brinquedos, entre outros. Durante a operação na Expo, a Portugal Concept Store realizou mais de 3 mil vendas a visitantes de diversas nacionalidades.