Tradição portuguesa e árabe nos palcos da Expo em celebração do Dia Nacional dos EAU

Portugal comemorou o 50º Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos na Expo 2020 Dubai, com um espetáculo único que juntou a música tradicional das culturas portuguesa e árabe.

 

As melodias do Cante Alentejano encheram o palco Dubai Millennium Amphitheatre da Expo, onde visitantes de todo o mundo se reuniram para ouvir a cantora e acordeonista portuguesa Celina da Piedade e o grupo coral Vozes do Cante. O espetáculo contou ainda com uma convidada especial – a alaudista árabe Sherin Tohamy.

 

Além da música tradicional portuguesa, os artistas tocaram uma canção árabe, Bint El Shalabiya, que arrancou aplausos da plateia internacional. Celina da Piedade aproveitou a ocasião para felicitar os Emirados Árabes Unidos pelo seu Dia Nacional, e convidou o público a cantar na língua portuguesa.

“Esta é uma noite muito especial para os Emirados Árabes Unidos. Espero que gostem deste concerto, que mostra a amizade entre os nossos países e mostra também que temos muito em comum – quer na nossa cultura quer na nossa música”, disse.

O Cante Alentejano esteve em destaque esta semana na Expo, na altura que comemora o 7º aniversário da classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.