Caretos de Podence animam Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai

O Pavilhão de Portugal acolheu este sábado, dia 12 de março, um tradicional espetáculo dos Caretos de Podence, que animaram o público da Expo 2020 Dubai.

 

Numa estreia absoluta no Médio Oriente, os Caretos atraíram à praça do Pavilhão de Portugal centenas de visitantes, que assistiram à tradição ancestral da pequena aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

 

“É sempre uma honra enquanto município trazer aqui uma tradição cultural, particularmente no contexto de uma Exposição Universal. É um espetáculo de cor, de barulho, mexe com vários sentidos e, como tal, podemos trazer algo apelativo e que pode suscitar curiosidade entre os visitantes para rumarem a Portugal, e também ao Nordeste Transmontano”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

 

Os Caretos são homens mascarados que, durante a época do Carnaval, usam máscaras rudimentares feitas de couro ou de lata e trajes coloridos feitos de lã. As cores das suas vestes e máscaras – vermelho, preto, amarelo, verde – contrastam com a escuridão do Inverno e a sua presença é anunciada pelo som dos sinos que transportam à volta da cintura e sobre os ombros.

 

Reproduzindo uma atmosfera festiva que leva o público aos tempos e rituais antigos, o Carnaval de Podence, também conhecido como Entrudo Chocalheiro, difere dos desfiles característicos das zonas urbanas, sendo por isso considerado como o mais autêntico Carnaval em Portugal. A tradição está associada à celebração do fim do inverno e à chegada da primavera.

 

As “Festas de Inverno Carnaval de Podence” foram inscritas no dia 12 de dezembro de 2019, na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO), durante a 14ª reunião do Comité Intergovernamental de Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Bogotá, Colômbia.