Pavilhão do Conhecimento viaja até à Expo Dubai com exposição e debate sobre o futuro da água

Uma pequena versão da mostra interativa Água – Uma exposição sem filtro, desenvolvida pela Ciência Viva e pelo Pavilhão do Conhecimento, viaja até à Expo 2020 Dubai, de 13 a 20 de março, para participarem na Semana da Água, promovida pelo Pavilhão de Portugal. Paralelamente, terão lugar atividades práticas dinamizadas pela equipa do Pavilhão do Conhecimento que convidarão os visitantes da exposição mundial a assumirem um compromisso pelo futuro da água.

 

As desigualdades globais no acesso à água e a necessidade de valorizar esse recurso no presente para garantir o futuro de todos são temas centrais da Expo 2020 Dubai.

 

Como irá a água moldar o nosso futuro? O papel dos centros de ciência no envolvimento do público nas questões da água”é o tema da sessão de networking que a Ciência Viva promove em colaboração com o Pavilhão de Portugal no dia 17 de março, das 15.00 às 17.00.

 

São palestrantes convidados da sessão Abdulaziz Alhegelan, Diretor Executivo do Mishkat, Saudi Arabia Interactive Center, e Presidente da Rede de Centros de Ciência do Norte de África e Médio Oriente (NAMES), com a comunicação “Education and Public Engagement with Water Topics”, e Reem Sabry, Head of Design and Fabrication Section da Bibliotheca Alexandrina – Planetarium Science Center, no Egito.

 

“A presença do Pavilhão do Conhecimento e da Ciência Viva na Expo 2020 Dubai representa uma grande oportunidade para colocar a problemática do acesso à água e da sua escassez no centro da discussão a nível mundial. Levamos na bagagem uma pequena amostra de “Água – Uma exposição sem filtro”, inteiramente concebida pela equipa multidisciplinar do Pavilhão do Conhecimento, e que no último trimestre deste ano estará disponível para integrar o mercado internacional de aluguer e venda de exposições. Ficaríamos muito satisfeitos se, depois do Pavilhão do Conhecimento, onde está a ter uma grande recetividade, pudesse rumar ao Médio Oriente. Os conteúdos da exposição e o seu objetivo de sensibilização para a necessidade de valorizarmos a água no presente para garantirmos o seu futuro são relevantes em qualquer ponto do globo”, explica Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento.

 

Composta por três dezenas de módulos interativos e uma área de mais de 600 m2, Água – Uma exposição sem filtro dá voz ao direito básico à água potável. Num tom positivo e cativante, mas num apelo claro ao compromisso, convida os visitantes a uma viagem pelas múltiplas facetas da disponibilidade e uso da água e explora como a ciência e a tecnologia, o conhecimento e a imaginação são decisivos para um futuro com água.

 

Em Portugal, a mostra estará patente no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, até setembro deste ano.