Portugal comemora Dia Nacional na Expo 2020 Dubai ao som do Fado e da guitarra portuguesa
O Dia de Portugal na Expo 2020 Dubai assinalou-se esta sexta-feira, dia 14 de janeiro, com várias atividades que celebraram a música, cultura e economia do país. O Dia Nacional realçou a proximidade entre Portugal e os Emirados, ficando o compromisso de “estreitar laços”.
A Cerimónia Oficial arrancou com o hastear da bandeira na praça Al Wasl Plaza, no recinto da Expo, seguido por discursos oficiais e atuações musicais. No evento estiveram presentes Reem Al Hashimy, Ministra de Estado da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e Diretora-Geral da Expo 2020 Dubai, e Sultan Al Shamsi, Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional dos EAU para os Assuntos de Desenvolvimento Internacional, que deram as boas-vindas ao secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.
“A experiência vivida no Pavilhão de Portugal vem reforçar que o país está preparado para se transformar num ponto de encontro com o mundo”, sublinhou Sultan Al Shamsi. “Os Emirados Árabes Unidos valorizam os laços históricos com Portugal, e é com orgulho que vemos a nossa relação prosperar nas esferas política, económica e cultural. Queremos continuar a alargar as colaborações e parcerias com Portugal em áreas de interesse mútuo”, acrescentou.
No final da cerimónia, Teresa Salgueiro subiu ao palco para uma atuação especial ao som da guitarra portuguesa, tocada pelo Mestre António Chainho e Marta Pereira da Costa.
Em declarações à Lusa, Francisco André afirmou que “o balanço é extremamente positivo. A cerimónia decorreu com muita dignidade e solenidade e foi o reflexo da relação que os Emirados Árabes Unidos têm com Portugal. Uma relação de amizade, profundo respeito entre os dois países”.
Das celebrações surgiram assim vários contactos políticos entre os dois países, ficando o compromisso de “estreitar laços”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também assinalou o Dia de Portugal com uma mensagem em vídeo gravada a partir do Palácio de Belém, em Lisboa. Lamentando não estar presente no Dubai, como tinha previsto, afirmou que a Expo 2020 “marca o regresso do nosso país às grandes exposições mundiais. Quero, por isso, sublinhar como foi significativa esta presença nacional num acontecimento mundial, que foi um verdadeiro encontro entre culturas, países, formas de ver a vida, e que nos permite promover e projetar Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa economia, as nossas empresas, a nossa gastronomia, a nossa geografia e o nosso povo”, acrescentou.
Por sua vez, o Presidente da AICEP e Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques, afirmou hoje, em declarações à Lusa, que os representantes dos Emirados Árabes Unidos ficaram “muito impressionados” com a visita ao Pavilhão de Portugal e com as atividades que têm sido desenvolvidas no mesmo. Por outro lado, notou ser “emocionante” ver a afluência de visitantes portugueses às celebrações, sobretudo perante a pandemia de COVID-19. “É, sobretudo, emocionante ver elementos da diáspora que começaram a vir aqui ao pavilhão desde as 10:00 para se juntar às atividades do Dia de Portugal e ver portugueses que fazem 6.000 quilómetros e que aproveitam este dia”, destacou.
As festividades do Dia de Portugal terminaram no Jubilee Stage, com o espetáculo musical e multimédia ‘Al Qantara’ (que significa ‘ponte’ em árabe), que contou com a participação dos guitarristas portugueses António Chainho e Marta Pereira da Costa, juntamente com o grupo de percussão Retimbrar.
Portugal também aproveitou para destacar o seu talento e inovação na quinta-feira, dia 13 de janeiro, no ‘Portugal Business Briefing’, um seminário realizado no recinto da Expo para promover o potencial económico e as oportunidades de investimento do país.
No mesmo dia, houve ainda o lançamento de um postal comemorativo do Pavilhão de Portugal e a celebração dos 116 anos da Livraria Lello, com uma edição especial em árabe dos “Lusíadas” e da “Mensagem”.
Os Dias Nacionais da Expo 2020 Dubai são palco para os mais de 200 participantes internacionais promoverem os seus pavilhões e celebrarem a sua cultura.