Portugal comemora Dia Nacional na Expo 2020 Dubai a 14 de janeiro
Serão dois dias plenos de atividades na Expo: na véspera, dia 13 de janeiro, decorre o Portugal Business Briefing, um seminário empresarial para apresentar Portugal na sua dimensão de comércio e investimento, cuja abertura será feita pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André. O evento contará com apresentações do Presidente da AICEP e Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques, do Administrador do INESC TEC, José Carlos Caldeira, e do Presidente da Siemens Portugal, Pedro Pires de Miranda.
No mesmo dia, haverá ainda a comemoração dos 116 anos da Livraria Lello, com a edição em árabe de “Os Lusíadas” e da “Mensagem”, e o lançamento de um postal comemorativo da participação portuguesa na Expo 2020 Dubai, feito pelos CTT.
Já o Dia de Portugal, a 14 de janeiro, terá início às 10h15 locais (6h15 em Lisboa) com a Cerimónia Oficial na praça Al Wasl, organizada pela Expo, com a presença de delegações de Portugal e dos Emirados Árabes Unidos, seguindo-se o hastear da bandeira, o hino nacional de Portugal e discursos oficiais de altos representantes. A cerimónia será fechada com um momento de guitarra portuguesa, tocada por António Chainho e Marta Pereira da Costa, seguido de uma atuação com Teresa Salgueiro.
“O Dia de Portugal será sem dúvida o auge da participação portuguesa na Expo 2020 Dubai. O programa cultural e económico que temos previsto pretende celebrar o melhor do nosso país, da nossa cultura e do nosso talento, e acaba por refletir o objetivo que queremos ver cumprido neste grande evento mundial: dar notoriedade a Portugal no Mundo e, em especial, na região do Médio Oriente”, afirma o Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques.
O ponto alto das celebrações terá lugar às 18h no Jubilee Stage – um dos palcos principais do recinto – com o espetáculo de música e multimédia Al Qantara (que significa “ponte” em árabe), criado exclusivamente para este dia.
No concerto será estreada a composição Al Qantara, da autoria de Teresa Salgueiro e do músico Fred Ferreira e na qual participam todos os protagonistas do evento, com destaque para as guitarras portuguesas de António Chainho e Marta Pereira da Costa e as raízes tradicionais do grupo Retimbrar.
Ao longo destes dias, o Pavilhão de Portugal recebe ainda o sketcher urbano Tomás Reis, que promete criar um registo único da experiência de visita à Expo 2020 Dubai, e um caderno ilustrado para relembrar o Dia de Portugal, naquela que é a primeira feira mundial realizada no Médio Oriente.
Conheça o programa completo.