Portugal apresenta estratégias de sustentabilidade na semana do Turismo & Conectividade da Expo

Líderes e especialistas mundiais reuniram-se hoje no Fórum Empresarial de Turismo & Conectividade da Expo 2020 para analisar a forma como a população global explora o planeta Terra e tudo o que este tem para oferecer. Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e da European Travel Commission (ETC), representou Portugal neste debate e explicou como o país pretende alcançar “um turismo melhor para um planeta melhor”.

 

Ao longo da sessão, vários especialistas partilharam abordagens e planos comprovados para equilibrar o impacto ambiental e social do turismo. Uma das conclusões foi que a integração comunitária e a colaboração intersetorial são imperativas para tornar as viagens e o turismo mais sustentáveis.

 

Luís Araújo falou sobre o papel de Portugal nesta matéria:

“Acreditamos no turismo como uma força para o bem do nosso país e para o bem-estar do nosso povo. Lançámos um plano de forma a reduzir a nossa pegada de carbono, onde toda a atividade terá de atender à necessidade de preservar a autenticidade social e cultural das nossas comunidades, protegendo a biodiversidade e aumentando os lucros das empresas… e tem de se focar em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Procurando redefinir os padrões de turismo, Portugal quer ver 90 por cento da sua atividade turística (hotelaria, restauração, rent-a-cars, agências de viagens, etc.) incorporar medidas de gestão de resíduos, eficiência energética e hídrica.

 

 

Veja o que Luís Araújo teve a dizer sobre o plano de sustentabilidade que o país adoptou em plena pandemia:

 

 

 

A semana do Turismo & Conectividade da Expo 2020, que decorre até 15 de janeiro, aborda questões essenciais, como equilibrar o impacto da expansão do mundo digital com a nossa realidade física, e redesenhar a mobilidade rumo a sociedades mais conectadas e inclusivas.