Expo 2020 realça importância do ativismo feminino na defesa do meio ambiente
O Pavilhão das Mulheres, na Expo 2020, recebeu esta semana um evento para discutir as principais questões ambientais, destacando o papel das mulheres na luta pela defesa do planeta.
O evento realizou-se esta segunda-feira, 4 de outubro, no âmbito da semana temática do Clima e da Biodiversidade da Expo 2020 Dubai. Sob o tema “The First Defenders of Mother Nature: Women Leading the Fight to Save Our Planet”, o debate foi moderado por Nawal Al Hosany, representante dos Emirados Árabes Unidos na Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
“Este evento é o primeiro do género a acontecer, e a Expo 2020 Dubai tem proporcionado uma plataforma para discutir iniciativas pioneiras para salvar a Natureza. Somente se a comunidade internacional se unir e colaborar seremos capazes de construir um futuro melhor”, disse Al Hosany.
Abdulla Shahid, presidente da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, também marcou presença no encontro e elogiou os esforços dos Emirados Árabes Unidos para fortalecer os direitos das mulheres.
O debate contou com a intervenção de Christiana Figueres, secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que alertou que se não combatermos as alterações climáticas nos próximos anos, arriscamo-nos a “desaparecer, perder muitos seres vivos e enfrentar problemas maiores dos que vivemos hoje”. Acrescentou ainda que o papel das mulheres na conservação do meio ambiente não é opcional, uma vez que o mundo não se pode dar ao luxo de perder tanta da sua capacidade no combate às alterações climáticas.
Estudos recentes comprovam que as mulheres se preocupam mais com a sustentabilidade do que os homens. Um estudo publicado em 2019 pelo Climate Institute, nos Estados Unidos, revelou que, em média, as mulheres apresentam uma pegada carbónica 20 por cento inferior à dos homens, e que os países liderados por mulheres apresentam menos emissões de carbono per capita. Concluiu ainda que as mulheres, de uma forma geral, têm maior consciência climática e conhecimento sobre a biodiversidade e as espécies em vias de extinção.
Natasha Pilides, ministra da Energia, Comércio e Indústria do Chipre, frisou que a Expo 2020 Dubai está a mudar as ideologias tradicionais que desencadearam os problemas que vemos hoje, forçando-nos a adotar e aceitar novas soluções. Afirmou ainda que a exposição mundial é uma excelente oportunidade para conhecer e discutir estas questões, promovendo o diálogo como força motriz da mudança.