Expo 2020 Dubai World Majlis

‘É preciso rever a forma como extraímos, produzimos e consumimos’: Expo recebe secretária de Estado do Ambiente de Portugal

 

A secretária de Estado do Ambiente de Portugal, Inês dos Santos Costa, esteve esta semana na Expo e partilhou as suas ideias sobre a importância da tecnologia e da inovação para alcançar os objetivos globais de sustentabilidade.

 

Inês dos Santos Costa integrou o painel do Majlis Mundial “Earth 2.0: Reengineering Planet Earth” esta quinta-feira, 7 de outubro, no âmbito da semana do Clima e Biodiversidade da Expo 2020 Dubai.

 

O evento reuniu especialistas internacionais para discutir o papel da tecnologia e da engenharia num mundo cada vez mais quente, os riscos associados a esses esforços e como equilibrar os interesses dos vários agentes envolvidos. Entre os convidados estavam Mohamed Nasheed, ex-presidente das Maldivas; Abdulla Al Mandous, Diretor-Geral do Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos; Nawal Al Hosany, Representante dos Emirados Árabes Unidos na Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA); Joaquin Ruiz, Professor de Geociências da Universidade do Arizona; e Paolo Gali, fundador e diretor do Marine Research and High Education Center (MaRHE).

 

A secretária de Estado do Ambiente disse que para cumprir os objetivos fixados para 2030 e 2050, é necessário “rever a forma como extraímos, produzimos e consumimos […] Temos encarado a tecnologia como uma espécie de salvação sem realmente mudar o status quo no que toca à forma como conduzimos e desenvolvemos as nossas políticas.

 

“É necessário encontrar um novo significado para a palavra ‘crescimento’. Queremos que o crescimento seja na saúde, no bem-estar, na regeneração, na educação […] por isso temos de apostar no desenvolvimento económico traçando novos objetivos, e ter esse objetivos em conta quando pensamos nas novas tecnologias”, acrescentou.

 

Inês dos Santos Costa destacou ainda os progressos de Portugal ao nível das energias renováveis ​​e da produção de eletricidade, afirmando que o país tem estado “no caminho certo”. A secretária de Estado partilhou com os restantes intervenientes a chave do sucesso de Portugal: “Descarbonização aliada à valorização do território e à economia circular – todas as políticas e estratégias que desenvolvemos no Ministério do Ambiente são formuladas segundo estes três pontos e todas devem contribuir de forma positiva para esses objetivos”.

 

Portugal foi o primeiro país do mundo a afirmar o compromisso da neutralidade carbónica até 2050 e, desde então, tem-se mantido na linha de frente da descarbonização. Segundo dados recentes da REN, as energias renováveis abasteceram 61 por cento do consumo de energia elétrica em Portugal nos primeiros nove meses de 2021.

 

Além da participação na Expo, Inês dos Santos Costa foi também convidada esta semana ao programa Connect the World, da CNN Internacional, onde conversou com a jornalista britânica Becky Anderson sobre o plano de ação climática de Portugal e as suas expetativas para a COP26, a Cimeira do Clima das Nações Unidas que vai decorrer a partir de 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.