Expo Semana do Clima e Biodiversidade

Clima e Biodiversidade em destaque na semana de abertura da Expo

 

Dezenas de especialistas, decisores políticos e líderes mundiais reúnem-se esta semana na Expo para enfrentar duas das questões mais prementes dos nossos tempos: as alterações climáticas e a perda da biodiversidade.  

 

A semana do Clima e da Biodiversidade decorre entre 3 e 9 de outubro e é a primeira de dez semanas temáticas do Programa para as Pessoas e o Planeta – um conjunto de eventos, experiências e debates que terão lugar ao longo dos próximos seis meses da Expo.

 

Em colaboração com o Ministério das Alterações Climáticas e do Ambiente dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e com a DP World (parceiro comercial global da Expo 2020), a semana do Clima e da Biodiversidade pretende sensibilizar o mundo para a ação climática e a proteção do meio ambiente, criando novos caminhos para um futuro mais sustentável.

 

Ao longo da semana decorrem várias conferências, painéis e sessões de Q&A, focadas em cinco temas-chave: o combate às alterações climáticas, a gestão do risco de catástrofes, o avanço da economia circular, a proteção de regiões vulneráveis ​​e a conservação.

 

A semana temática coincide também com o lançamento do programa World Majlis – uma iniciativa da Expo 2020 que visa fomentar o debate coletivo e envolver os visitantes na procura de soluções para desafios globais.

 

O programa conta com a presença de figuras notáveis, entre as quais Mohamed Nasheed, ex-presidente das Maldivas; Christiana Figueres, ex-secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima; e Khalid Abuleif, negociador-chefe do Ministério da Energia da Arábia Saudita.

 

 

PORTUGAL MARCA PRESENÇA NA PRIMEIRA SEMANA TEMÁTICA DA EXPO

Ao longo da semana, vários convidados portugueses vão participar nos eventos temáticos, partilhando as suas ideias, perspetivas e orientações para solucionar as grandes questões ambientais.

 

Na terça-feira, 5 de outubro, Andreia Carreiro, do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, participa no evento “Transforming Energy in Small Island Developing States”. Uma iniciativa da Expo que conta com vários defensores da transição para as energias limpas. Além de Portugal, participam também a Austrália, as Bahamas, o Bahrein, o Chile, a Costa Rica, a Itália e a Nova Zelândia.

 

Durante a tarde, o foco muda para “Powering communities with clean energy (and easy financing)”, um painel de discussão sobre a importância do acesso à energia limpa e fiável nos meios rurais. A lista de oradores inclui Vivian Vendeirinho, fundador e diretor geral da RVE.SOL – empresa portuguesa responsável por uma tecnologia que fornece energia renovável a várias comunidades rurais em África.

 

No dia 7 de outubro, a secretária de Estado do Ambiente de Portugal, Inês Costa, participa num World Majlis sobre o tema “Earth 2.0: Reengineering Planet Earth”. O evento da Expo, co-organizado com as Maldivas, vai reunir vários líderes, visionários e agentes de mudança para responder às seguintes questões: Como podemos melhorar a vida num planeta cada vez mais quente, onde as secas e as ondas de calor começam a ser a norma? À medida que desenvolvemos tecnologia capaz de alterar a nossa biosfera – através da manipulação do clima, da proteção UV, da terraformação e muito mais – quais serão os princípios éticos e económicos a seguir?

 

Os visitantes da Expo podem consultar estas e mais informações relativas à semana do Clima e da Biodiversidade na aplicação da Expo 2020.

Para assistir virtualmente aos eventos temáticos, veja a emissão global em: Expo Map | Expo Mundial (virtualexpo.world).