À conversa com Juliana Santos – autora do logótipo de Portugal na Expo 2020 Dubai

Juliana Santos, 21 anos, é a autora do símbolo gráfico do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai. Natural de Silveira, Oiã, distrito de Aveiro, foi eleita vencedora do concurso nacional promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), destinado a alunos de design do ensino português. O prémio foi uma viagem ao Dubai, onde teve oportunidade de visitar a Expo 2020 e conhecer o Pavilhão de Portugal.

 

Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro, Juliana vê o seu trabalho representado naquela que é a maior exposição internacional do Mundo, onde estão reunidos mais de 190 países. O desenho vencedor, que simboliza a rosa dos ventos e a calçada portuguesa, é utilizado em diversos formatos, suportes e materiais de comunicação na representação portuguesa na Expo Dubai – “o realizar de um sonho”, segundo a própria.

 

Estivemos à conversa com Juliana, que esteve de visita ao Pavilhão de Portugal, onde foi recebida pelo Comissário-Geral, Luís Castro Henriques, e toda a equipa da ‘casa portuguesa’ no Dubai.

 

 

 

 

 

Qual a inspiração para criar o logo do Pavilhão de Portugal?

Para desenhar o símbolo gráfico do Pavilhão de Portugal, inspirei-me no tema escolhido para o próprio pavilhão, “Um Mundo num País”. Remetendo aos Descobrimentos, achei importante ter uma rosa dos ventos que representa o Mundo que os nossos antepassados exploraram, conjugando a emblemática calçada portuguesa que é o chão que o português pisa, até aos dias de hoje.

 

Porque decidiste concorrer?
Decidi concorrer porque adoro aceitar novos desafios e desenhar um símbolo gráfico numa semana de férias foi, sem dúvida, um grande desafio. Além disso, este tipo de concursos são sempre ótimas oportunidades para complementar o portefólio de um estudante de design.

 

Qual o sentimento ao saber que foste a vencedora?
Quando recebi o resultado do concurso fiquei em choque e sem palavras. Não estava, de todo, à espera de ganhar um concurso a nível nacional. Foi o realizar de um sonho ter algo meu a representar o meu país.

 

Como foi a experiência de visita ao Pavilhão de Portugal?
A visita ao Pavilhão de Portugal foi ainda mais incrível do que alguma vez imaginei. Só o facto de estar presente numa Expo foi um sonho que só conhecia das aulas de história do design e que nunca me imaginei ter oportunidade de ir. Assistir ao meu país tão bem representado para todo o mundo ver deixou-me de coração cheio. Não posso deixar de referir todas as pessoas que me receberam de braços abertos e com um sorriso caloroso, mesmo sendo atrás da máscara. A eles o meu grande obrigada!

 

E agora, quais as expetativas e planos para o futuro?
Neste momento, estou no Mestrado em Design de Moda na UBI [Universidade da Beira Interior] e espero ter a possibilidade de estagiar e trabalhar em ateliers de Design de Moda, que me proporcionem uma aprendizagem e experiência que não recebemos numa universidade.