Dia Internacional da Educação: jovens debatem o futuro das escolas no Pavilhão de Portugal

O Pavilhão de Portugal acolheu esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, a quarta edição do programa Next Generation World Majlis, em colaboração com o Expo 2020 School Programme. Vários estudantes dos Emirados Árabes Unidos discutiram a necessidade de adaptar os sistemas educativos, as escolas e os métodos de ensino às novas gerações e às profissões do futuro.

 

O painel de discussão – A School For My Children: Notes From the Teachers and Parents of Tomorrow – no Pavilhão de Portugal contou com seis alunos e foi moderado por Rohan Roberts, diretor de Inovação e Aprendizagem do Futuro da GEMS Education.

 

Amna Almansoori, estudante da Emirates National School em Ras Al Khaimah, disse: “Não há dúvida de que o sistema educativo tem muito espaço para melhorias. Não mudamos os nossos sistemas educativos desde o século XIX. Continuamos a formar pessoas de comportamento previsível. Não estamos a formar os pensadores inovadores que queremos.”

 

A Inteligência Artificial e outras ferramentas tecnológicas poderão servir as futuras escolas para que os alunos aprendam e pensem de forma mais eficiente, disse Marwa Al Ali, aluna da Sharjah American International School.

 

Acrescentou ainda que essas ferramentas não vão substituir os educadores, mas sim aprimorar os seus métodos de ensino: “Muitas pessoas pensam que, no futuro, os robôs vão substituir os professores. No entanto, sinto que os professores farão sempre parte das salas de aula. Podem usar robôs como uma ferramenta de ensino. Penso que vão assumir funções diferentes, talvez como especialistas de aprendizagem por projetos”.

É essencial mudar o sistema para criar um futuro melhor para todos, porque muitas empresas já não medem as qualificações pelos diplomas universitários. Em vez disso, analisam o potencial e o talento dos candidatos, disse Isabel-Juliana Mewald, aluna da Dubai International Academy.

 

“À medida que avançamos, reparamos que as empresas valorizam cada vez menos os diplomas. Já não se importam tanto com isso. Na realidade, avaliam os jovens pelo seu talento e pela sua capacidade criativa. Há uma abundância de estágios, uma abundância de empresas que querem dar aos jovens a oportunidade de desenvolverem ainda mais o seu talento”, sublinhou a estudante.

 

Nityaansh Parekh, aluno da Delhi Private School em Sharjah, falou da necessidade de reestruturar os sistemas educativos, de forma a estimular a criatividade dos jovens e a capacidade de aplicar os conhecimentos no mundo real. As avaliações padronizadas não terão lugar num mundo que requer soluções inovadoras para lidar com desafios globais, acrescentou.

 

A sessão realizada no Pavilhão de Portugal assinalou o Dia Internacional da Educação, comemorado anualmente a 24 de Janeiro. No âmbito do programa World Majlis, o Next Gen World Majlis promove conversas com e entre os jovens sobre uma variedade de tópicos e temas importantes para o futuro.