Portugal Digital Nation - ANETIE

ANETIE arranca com ‘roadshow’ internacional no Pavilhão de Portugal

A ANETIE arrancou esta semana com o ‘roadshow’ internacional “Portugal Digital Nation” no Pavilhão de Portugal, na Expo 2020 Dubai.

 

O Pavilhão de Portugal acolheu esta terça-feira, 19 de outubro, um seminário em parceria com a Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica (ANETIE), para dar a conhecer o talento português no sector das TIC. O evento, dirigido a empresas locais de tecnologia, decisores e influenciadores na área das TIC, contou com intervenções de José Pedro Salas Pires, presidente da ANETIE; Daniel Pontes, delegado da AICEP nos EAU; e de empresas portuguesas a operar nos Emirados Árabes Unidos, que falaram das respetivas experiências de entrada no mercado.

 

“Esta é a primeira etapa do nosso ‘roadshow’, vamos andar pelo mundo fora, vamos estar na América do Sul, vamos estar na América do Norte e vamos estar em África também, queremos abrir novos mercados, criar novas pontes entre Portugal e novos destinos”, afirmou José Pedro Salas Pires, em entrevista à Lusa.

 

O responsável adiantou que “o Dubai e a Expo Dubai 2020” são “claramente um palco fantástico para apresentar este projeto, para apresentar as empresas portuguesas que transformaram já o mundo e que hoje já fazem o futuro […] Acho que o Dubai tem uma visão a 50 anos, tem uma nação com menos de 50 e nós podemos ajudá-los nos próximos 50 anos”, defendeu.

 

Salas Pires salientou que “há muitas empresas portuguesas envolvidas neste projeto – a Vision Box, a Critical Software, a Outsystems são apenas aquelas “que vão estar hoje presentes” com a ANETIE na Expo 2020 Dubai. “Mas representamos mais de 150 empresas portuguesas que estão por este mundo fora em mais de 180 países”, referiu.

 

A primeira etapa deste périplo arranca hoje no Dubai, mas vai durar até final de 2022. Quanto ao próximo destino após os Emirados Árabes Unidos, José Pedro Salas Pires apontou “provavelmente a América do sul, depois para a América do Norte e África”.

 

E qual a importância desta região? “Acho que o Dubai é claramente o paradigma da transformação digital, se a gente olhar para a Expo, a mobilidade, a sustentabilidade, os robôs, tudo já é pensado no novo universo digital, portanto há aqui demonstração reais daquilo que vai ser o futuro de amanhã”, acrescentou.