Portugal participa na Semana do Espaço da Expo
Sob o tema ‘Usando o Espaço para o Benefício de toda a Humanidade’, os membros do painel concordaram que a exploração espacial – e os satélites em particular – trouxeram enormes benefícios para a humanidade. Entre os participantes estavam Ricardo Conde, presidente da Portugal Space (Agência Espacial Portuguesa) e Miguel Belló, CEO do Atlantic International Research (AIR) Centre.
Ricardo Conde sublinhou a urgência de reunir esforços internacionais para criar quadros regulatórios que tragam ordem ao espaço, para que a segurança seja a prioridade máxima e os benefícios da exploração espacial sejam sentidos igualmente por todos. “Se pensarmos no que temos feito com nossa terra e os nossos oceanos, e o que fazemos hoje no espaço, fica claro que precisamos de estar alinhados no que toca ao conhecimento e às políticas, para podermos cuidar deste bem comum que é o Espaço. Não pode haver exploração sem algum tipo de regulamentação”, disse o presidente da Agência Espacial Portuguesa.
Questionado sobre o que precisa de mudar no setor espacial, Miguel Belló frisou que os governos e as empresas devem sensibilizar os cidadãos e envolvê-los na tomada de decisões: “Não podemos entender hoje a vida humana sem o espaço, e é necessário transmitir isso às pessoas. Quando incluirmos todos neste debate, estaremos numa posição mais favorável para lidar com os desafios que se avizinham”.
A sessão contou ainda com a participação de Sergei Krikalev, diretor executivo de programas espaciais tripulados da ‘Roscosmos’ da Rússia e ex-cosmonauta; Michèle Lavagna, professora de Mecânica de Voo no Politecnico di Milano, Itália; e Ibrahim Al Qasim conselheiro de Ciência Espacial na Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos. Steven Freeland, professor de Direito Internacional na Western Sydney University, Austrália, e Mathias Link, diretor de Assuntos Internacionais e Recursos Espaciais da Agência Espacial do Luxemburgo, participaram virtualmente.