Três municípios do Douro Superior marcam presença na Expo entre 12 e 13 de fevereiro
Os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Moncorvo e Carrazeda de Ansiães, integrados na sub-região do Douro Superior, participam no dia aberto na Expo 2020 Dubai, para mostrar as potencialidades do território.
De acordo com uma nota divulgada pelo município de Freixo de Espada à Cinta, na sua página oficial na internet, durante os dias 12 e 13 de fevereiro vão decorrer seminários de promoção do território sob o lema ‘Freixo de Espada à Cinta & Douro Superior Days’.
Segundo a mesma nota, durante estes dois dias serão apresentadas as potencialidades da região a nível turístico, cultural e económico, aliados à divulgação e exposição de peças de seda 100% natural e à degustação dos produtos endógenos que caracterizam este concelho, como o azeite, a azeitona “negrinha de Freixo”, a laranja e amêndoa.
“É com muito orgulho, e cientes das suas potencialidades únicas, que vemos Freixo de Espada à Cinta representado no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai, a primeira exposição mundial a realizar-se no Médio Oriente, considerado um dos mercados mais atrativos para a captação de investimento estrangeiro”, indica a autarquia presidida pelo socialista, Nuno Ferreira.
A participação do município de Freixo de Espada à Cinta, num evento de grande envergadura como a Expo 2020 Dubai, onde estão representados 192 países, “vem consolidar o compromisso do executivo municipal de Freixo de Espada à Cinta em levar o nome do concelho além fronteiras”.
“Somos considerados um território singular, talhado com distintas características físicas e humanas, que reflete grande diversidade cultural e gastronómica, o que nos torna um destino turístico por excelência que vale a pena visitar”, indicou aquele município do distrito de Bragança.
Outro dos objetivos é colocar o concelho de Freixo de Espada à Cinta na mira de negócios atrativos em distintos mercados internacionais, servindo também para a troca de experiências e observação das melhores e mais avançadas práticas em vigor no setor do turismo internacional e do desenvolvimento económico, indica aquela autarquia na mesma publicação.
Haverá ainda ao longos dos dois dias de participação neste certame a decorrer no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, uma degustação de produtos no restaurante do Pavilhão de Portugal, tais como o vinho, a maçã, oriundos do concelho de Carrazeda e Ansiães. Já o concelho de Freixo de Espada à Cinta vai demonstrar o potencial da azeitona negrinha de Freixo (DOP) e do seu azeite . Torre de Moncorvo aposta na sua amêndoa coberta, também um produto DOP, nos seus vinhos.
Estes três concelhos transmontanos estão integrados da Região Demarcada do Douro.
Lusa