Portugal participa em debate da Expo na semana da Saúde e Bem-Estar
Em colaboração com Portugal, o World Majlis “Healthier World, Healthier People: Designing Spaces That Heal Our Planet” reuniu líderes de pensamento, visionários e agentes de mudança para explorar como podemos conceber espaços que ajudem a curar o nosso planeta e a construir sociedades mais felizes. O painel de discussão decorreu este domingo, 30 de janeiro, no âmbito da semana temática da Saúde e Bem-Estar da Expo.
As alterações climáticas estão a provocar grandes transformações em todo o mundo. Entre pandemias e secas, incêndios florestais e furacões: a resposta da natureza à atividade humana está a afetar comunidades a uma escala nunca antes vista. A arquitetura tem certamente um papel importante a desempenhar na proposta de soluções criativas para projetarmos os ambientes do futuro. Quão importante é o papel da arquitetura e do planeamento urbano na recuperação da saúde das comunidades e do planeta?
Foi este o foco da sessão World Majlis, realizada este domingo no Pavilhão da Sustentabilidade da Expo, moderada por Federica Busa, Senior Vice President of Visitor Experience da Expo 2020 Dubai, com a participação de Joaquim Cunha, CEO do Health Cluster Portugal.
Outros membros do painel incluíram Angaangaq Angakkorsuaq, curandeiro tradicional, professor espiritual e xamã da Gronelândia; Ahmad Abdulrahman Bukhash, Arquiteto e Fundador da ARCHIDENTITY, Emirados Árabes Unidos; David Harland, CEO da Eden Project International, Reino Unido; Nino Künzli, Reitor da Escola Suíça de Saúde Pública; Tom Ioney, Professor Associado de Saúde Pública e Epidemiologia da Universidade de Medicina e Ciências da Saúde Mohammed Bin Rashid de Dubai; Habiba Al Marashi, Cofundador e Presidente do Emirates Environmental Group (EEG), Emirados Árabes Unidos; e Royal Pineda, Arquiteto e CEO, BUDJI+ROYAL Architecture+Design, Filipinas.
Sobre o futuro da saúde, Joaquim Cunha disse que esta não se deve focar nos hospitais, mas sim “centrar-se no doente, privilegiando os cuidados domiciliários e tendo nos hospitais apenas aqueles que precisam”. O grande desafio que enfrentamos, disse, são as doenças crónicas, por isso “precisamos de novas respostas e soluções que se concentrem na prevenção e previsão […] trazendo mais atenção aos nossos estilos de vida”.
O CEO do Health Cluster Portugal apontou ainda o Big Data como solução chave para enfrentar os desafios do futuro: “As grandes questões que temos na saúde – quando falamos de I&D, gestão, tratamento – será respondida com a utilização eficiente dos dados […] temos um conhecimento enorme nessa área, só precisamos de usá-lo da melhor maneira”, salientou.
A semana da Saúde e Bem-Estar é uma das 10 Semanas Temáticas realizadas no âmbito do Programa Pessoas e Planeta da Expo 2020, oferecendo uma troca de perspetivas inspiradoras para enfrentar os maiores desafios e oportunidades do nosso tempo.