Árvore de Natal portuguesa na Expo 2020 Dubai reveste-se de simbolismo nacional

Em vésperas de festividades, o Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai promove o espírito natalício à verdadeira moda portuguesa, com uma árvore de Natal repleta de cores e símbolos nacionais, como o Galo de Barcelos.

 

O pinheiro de Natal, que ilumina a praça exterior do pavilhão, conta com mais de 500 Galos de Barcelos, para decorar a árvore portuguesa na Expo. Símbolo máximo da portugalidade, o Galo de Barcelos conta uma das mais importantes lendas da cultura popular portuguesa.

 

Além disso, a árvore de Natal do Pavilhão de Portugal também se reveste de centenas de enfeites tradicionais, incluindo andorinhas, grinaldas e corações todos feitos em burel – um tecido de lã único, considerado património industrial da região da Serra da Estrela.

 

A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, que doou ao Pavilhão de Portugal os Galos de Barcelos, bem como da empresa têxtil portuguesa Burel Factory.

 

LENDA DO GALO DE BARCELOS

Segundo a lenda, um peregrino que passava por Barcelos foi acusado de um crime e condenado à forca. Na presença do juiz, implorou que este revertesse a sua sentença e, apontando para um galo assado que estava sobre a mesa, disse: “É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.

Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. O juiz correu à forca e viu, com espanto, o pobre homem de corda ao pescoço. Imediatamente solto foi mandado em paz. Passados anos voltou a Barcelos e fez erguer o monumento em louvor a S. Tiago e à Virgem.