Pintura em cerâmica e maquetaria: conheça os artesãos que levam as artes portuguesas ao Dubai
Pintura manual em cerâmica
Isabel Alegrete, pintora de porcelana, viajou de Aveiro até ao Dubai para mostrar a sua arte ao mundo. Há 37 anos que é artista da Vista Alegre – uma das mais célebres e antigas fábricas de porcelana portuguesa.
“Uma das coisas que me dá mais prazer na minha profissão é exatamente mostrar o que eu faço, por isso, estar aqui, nesta montra para o mundo, é excelente. Não só representamos a nossa arte e a nossa marca, representamos também o nosso país, que é algo ainda maior, e é um orgulho”, diz Isabel.
É difícil determinar a origem exata da arte da cerâmica em Portugal. Segundo historiadores e investigadores, os artefactos encontrados apresentam vestígios de influência árabe, pelo que podem remontar à fundação do país.
Desempenhando desde então um papel importante a nível social, económico e cultural, a cerâmica portuguesa utilizou o poder da tradição para evoluir até aos dias de hoje, sendo Portugal um dos maiores exportadores mundiais de cerâmica em muitos setores. A marca Made in Portugal traduz a combinação perfeita entre qualidade e design, e um know-how único que resulta de muitos anos de experiência.
Maquetaria
Uma das artes mais antigas da humanidade, a maquetaria é descrita como o processo de aplicar pequenos pedaços de madeira em estruturas, para assim formar padrões decorativos, desenhos e até quadros. Marco António é um artesão de 21 anos, cuja família se dedica a esta arte milenar, tendo fundado em 2017 a sua própria marca – Maju.
O nosso principal objetivo na Expo Dubai é divulgar o produto português, um produto com qualidade, feito à mão, que hoje em dia, num mundo cada vez mais industrializado, deve ser valorizado. Temos produtos numerados, feitos apenas uma vez. Quem nos visita gosta de saber que ainda há produtos feitos à mão”, refere o artesão.
A tradição da maquetaria conta com uma longa história em Portugal. Em finais do século XV, o país iniciou a aventura das descobertas marítimas, que viria a aproximar as mais distantes civilizações do mundo. Embarcados nessa aventura, os artesãos portugueses criaram, com o passar do tempo, uma tradição de mobiliário combinando conhecimentos ancestrais europeus com técnicas e materiais trazidos dos quatro cantos do mundo. Desta fusão de saberes e materiais resultou a arte intemporal do mobiliário português, que contempla peças de extraordinário charme com uma mestria artesanal aberta ao mundo.
Esta arte de fazer ornamentos esculpidos em madeira cria peças únicas e exclusivas que têm vindo a caracterizar a oferta portuguesa neste setor – uma expressão do passado nos dias do futuro.