Festival da Lusofonia

Expo 2020 acolhe Festival da Lusofonia em homenagem à língua portuguesa

 

A Expo 2020 Dubai recebe esta semana, entre 14 e 16 de outubro, o Festival da Lusofonia – uma celebração única da língua portuguesa com várias apresentações artísticas e culturais de Portugal e da comunidade lusófona.

 

Durante três dias de festival, vão subir ao palco da Expo artistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, numa iniciativa que pretende mostrar ao mundo a diversidade de povos e culturas que se unem pela língua portuguesa.

 

O Festival da Lusofonia vai decorrer entre as 16h00 e as 23h00 dos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Jubilee Park (principal recinto de espetáculos da Expo). O elenco conta com Marco Rodrigues, fadista natural de Amarante; Tito Paris, músico cabo-verdiano radicado em Portugal; Sopa de Pedra, grupo vocal feminino que interpreta a capella canções tradicionais portuguesas; e Danças Ocultas, quarteto de concertinas de Águeda.

 

O certame conta também com a atuação de vários talentos lusófonos como os angolanos Ary, Calabeto e Daniel Nascimento; do cantor General João Seria e o duo Filipe Santo & Olinda Beja, de São Tomé e Príncipe; Jomalu, de Moçambique; o trio guineense formado por Patchi Di Rima, Rui Sangará e Atanásio Hatchuen; a banda Cores de Aidê, do Brasil, entre muitos outros (conheça o alinhamento completo aqui).

 

A Ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, marcará presença durante estes dias na Expo 2020 Dubai.

 

No ano em que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) comemora 25 anos, o Festival da Lusofonia na Expo será um momento ímpar de reconhecimento e divulgação da Língua Portuguesa que, segundo a UNESCO, é falada por mais de 260 milhões de pessoas em cinco continentes, sendo o quinto idioma mais difundido no mundo.

 

A exposição mundial, que arrancou no passado dia 1 de outubro, no Dubai, conta nesta edição com a presença de todos os países de língua oficial portuguesa.