Lendas, cantigas e castanhas assadas – a celebração do Magusto no Pavilhão de Portugal
Chegou à Expo o Dia de São Martinho, o auge das festividades do Magusto que celebra o outono e o amadurecimento das castanhas e do vinho novo do ano. O Pavilhão de Portugal trouxe ao Dubai as alegrias deste festival com contos infantis, canções tradicionais e as típicas castanhas assadas.
A iniciativa partiu de um grupo de mães, residente no Dubai, que juntou dezenas de crianças no anfiteatro do pavilhão português, onde ouviram a lenda de São Martinho e celebraram o Magusto junto das mascotes oficiais da Expo 2020 – Latifa e Rashid.
A LENDA DE SÃO MARTINHO
A história por detrás deste dia remonta ao século IV. Reza a lenda que um soldado romano chamado Martinho de Tours estava a caminho da sua terra natal, quando se cruzou com um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo do frio, Martinho rasgou a sua capa e deu uma metade ao mendigo. Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças à sua bondade para com aquele homem. Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, sendo esta altura popularmente conhecida como o «verão de São Martinho».
Como dizemos em Portugal: É dia de São Martinho. Comem-se castanhas; prova-se o vinho!